Dicas para otimizar seu tempo!

08.10.2019

 A capacidade de organizar bem o tempo de trabalho desafia trabalhadores nas diversas atividades profissionais.
O ritmo alucinante das mudanças reforça a necessidade de gestão compartilhada e produtiva do tempo para garantir lucratividade, empregos bons e estáveis com qualidade de vida.

 Isis Moreira relata em seu site que:

 

 O dia tem 24 horas e isso vale para todos os seres da Terra. Então porque algumas pessoas conseguem ser altamente produtivas e outras não?

 

Por que tem gente que mesmo cheia de atividades não atrasa nenhum projeto enquanto outras pessoas simplesmente não conseguem fazer nada dentro do prazo?

 

Sua falta de tempo pode ser simplesmente falta de organização e, principalmente, de prioridades. Será que todas as atividades que você tem desempenhado são realmente importantes para você neste momento?

 

Administrar bem o tempo facilita o cumprimento de prazos e aumenta a produtividade no trabalho, nos estudos e em casa, melhorando também a qualidade de vida. A falta de organização gera angústia e ansiedade, sem contar o estresse.

Se você tem muitas atividades e prazos, coloque tudo numa lista.

Estabeleça horários para cumprir tudo.

Se você está fazendo algo importante, dê prioridade aquilo. Não mexa nas redes sociais, não responda mensagens no Whatsapp, não responda e-mails, não atenda telefonemas. Tudo isso nos rouba minutos preciosos.

Separe um momento do dia apenas para responder e-mails e mensagens de celular. Tenha disciplina para mexer nas redes sociais. Você não precisa perder horas e horas olhando o feed do Instagram e nem mesmo atualizando o Facebook a cada cinco minutos.


Alguns pontos potencializam essas dificuldades:

 

Ausência de foco: o colaborador acumula várias obrigações e deseja resolver tudo ao mesmo tempo. Resultado: nenhuma das obrigações é feita;

 

Falta de concentração na tarefa atual: o colaborador leva para empresa problemas pessoais ou deixa-se levar por conversas paralelas;

 

Ausência de planejamento: não sabendo planejar, não se estabelece prioridades;

 

Acomodação que gera desmotivação: o colaborador não busca fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso;

 

Procrastinação: adiar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã.

 

Uma forma eficaz é separar suas atividades em:  crises, o que é importante e urgente; urgências, o que é urgente mas não importante;  planejamento, o que é importante mas não urgente; e rotina, nem importante e nem urgente.

 

Segundo Isis Momeira as vantagens de manter uma rotina organizada é:

 

1-Saber o que deve ser feito e o quanto cada tarefa demora possibilita maior controle de tempo.

2-Ao identificar ações improdutivas, como conversas desnecessárias, é possível reduzi-las e até mesmo eliminá-las e, assim, aumentar seu desempenho.

3-Dividir as atividades com os colegas de trabalho ou com os colaboradores da empresa elimina a necessidade de levar trabalho para casa e garante mais tempo livre.

4-Quem domina a própria agenda consegue se destacar em qualquer lugar. Quem não prefere uma pessoa organizada e que cumpre prazos?

 

Esperamos ter lhe ajudado!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

Dicas- Meus filmes para você!

December 12, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas