DICAS-Conheça sua pele para saber como cuidar-la.

05.07.2019

 

Tipos de pele

 

Normal

A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.

 

Seca

A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente, podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

 

Oleosa

Tem aspecto mais brilhante e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas.

 

Mista

É o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região e seco nas bochechas e extremidades.

 


A importância dos cuidados específicos para cada fase da vida

 

Assim como outros órgãos do nosso corpo, a pele sofre alterações com o passar dos anos e, desta forma, precisa de cuidados específicos conforme suas necessidades vão mudando. O envelhecimento natural é inevitável, no entanto, sua precocidade é influenciada por diversos fatores e alguns deles podem ser evitados e prevenidos, como o fumo e a exposição solar sem proteção.

Com o avanço da tecnologia, os dermocosméticos são cada vez mais eficazes em atender o que cada tipo de pele precisa em diferentes fases da vida. Cuidando bem da saúde, com uma alimentação saudável, exercícios físicos e uma boa rotina de cuidados com a pele, é possível chegar à terceira idade com a cútis cheia de beleza e saúde. Confira algumas dicas que preparamos para cuidar da pele em cada fase da vida.

 

Pele jovem: época de prevenir

 

A pele jovem possui poucos sinais do envelhecimento, é firme e viçosa. Então, o ponto-chave nesta época da vida é ter uma rotina disciplinada de cuidados diários preventivos, evitando o aparecimento precoce de marcas de expressão, rugas e linhas finas. Além disso, eles também são capazes de prevenir as manchas e a acne, um problema bastante comum na adolescência devido às alterações hormonais que o corpo passa neste período.

Antes que alguns destes sinais apareçam, cuide da sua pele durante a juventude. Para isso, faça consultas regularmente com seu dermatologista e escolha produtos específicos para o seu tipo de pele. Na sua rotina, não podem faltar: higienização, tonificação, hidratação e proteção solar. Além disso, aposte em tratamentos específicos para suas necessidades e em produtos com ação anti-idade e antioxidantes, que atuam prevenindo o envelhecimento precoce.

 

Cuidados com a pele adulta

 

Na pele adulta, os sinais da idade já são mais aparentes, por isso é preciso tratá-la, estimulando suas funções para desacelerar o envelhecimento. Nesta época, a pele começa a perder a elasticidade, a hidratação natural e o colágeno. É importante seguir sempre sua rotina diária de cuidados e adicionar alguns produtos especiais, que incentivam a produção de colágeno e têm ação anti-idade. Procure dermocosméticos que contenham antioxidantes e ativos como Vitamina C e E, além de Ácido Hialurônico em sua composição.

A pele pode apresentar algumas condições que precisam de cuidados específicos na fase adulta como a acne, que pode surgir nesta época devido a disfunções hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Aposte em dermocosméticos multifuncionais, capazes de tratar a cútis à medida que previnem o aparecimento de novos sinais.

 

Menopausa e pele madura

 

Nestas fases, os danos causados pelas agressões diárias como o sol e a poluição estão mais evidentes, por serem cumulativos. Além disso, ocorrem mudanças hormonais que influenciam na pele, deixando-a mais frágil, flácida e ressecada, portanto são necessários cuidados e produtos específicos.

Os protetores solares devem ter alta proteção UVA e UVB, além de componentes antioxidantes. Também é importante usar produtos com poderosa ação hidratante e nutritiva, capazes de melhorar a textura fina e ressecada da pele. Aposte, ainda, no uso de ácidos, que ajudam a promover a renovação das células, melhorando a aparência da pele. Os tratamentos noturnos também são grandes aliados contra as rugas e linhas de expressão nesta fase da vida.

 

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

DICA: Vamos lá homens - A PREVENÇÃO SALVA VIDAS!

November 5, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas