Dicas- Vamos perder o medo de dirigir?

27.06.2019

 É muito comum ver que pessoas de várias idades têm medo de assumir o volante. Alguns receios são mais específicos, como dirigir no trânsito, percorrer ladeiras ou até mesmo tirar o carro da garagem. Quer saber uma curiosidade? É comprovado que esse medo atinge mais ainda as mulheres! É claro que esse fator atrapalha suas rotinas de algum jeito, entretanto, a única maneira de perder o medo e conseguir seguir em frente, é encará-lo. 

 

Se você tem essa fobia, provavelmente já deve ter percebido em algum momento. Porém, existem alguns sintomas que revelam que você realmente não está preparado para sair por aí no comando. Alguns deles são: pernas bambas, suor excessivo e mãos trêmulas. Lembrando que essas reações são parecidas com qualquer momento de estresse ou medo excessivo.

 

Dicas para perder o medo de dirigir

 

a- Para finalmente conseguir encarar as ruas e se livrar dessa fobia, é necessário seguir alguns passos. Para começar pegue o carro em um dia tranquilo, como uma manhã de domingo menos movimentada, e dê uma volta no quarteirão. Vá fazendo isso pelos próximos dias: reserve uns 15 minutos diariamente para praticar perto da sua casa ou onde você se sinta mais confiante.

 

b- O segundo passo é aumentar o percurso, ou seja, tente dois quarteirões. Faça esse trajeto até se sentir seguro na direção e ter domínio do carro. Por exemplo, se ainda tiver receio que o veículo “morra” no caminho, treine mais a embreagem até se sentir totalmente seguro.

Por fim, depois dessas etapas, você pode andar pelo seu bairro e fazer o mesmo caminho até se sentir mais tranquilo. Faça tudo no seu tempo, e quando ficar mais à vontade, coloque alguns obstáculos, como parar em algum posto de gasolina ou na casa de algum vizinho. Fazendo isso, rapidinho você conseguirá aumentar o seu trajeto para outros lugares da sua cidade e, assim, largar o medo e sentir a confiança no volante.

 

c-Aulas para quem tem fobia de dirigir

Já é possível encontrar com facilidade autoescolas com instrutores específicos para ajudar as pessoas com têm medo de dirigir. Em alguns centros de treinamento para habilitados eles oferecem até mesmo acompanhamento psicológico.

 

Funciona mais ou menos assim: você participará de uma sessão com o psicólogo antes de começar as aulas, durante e depois. O especialista irá identificar seus maiores medos e acompanhará seu crescimento no volante. Ele pode até mesmo te chamar durante as sessões para dar sugestões de evolução na direção e, assim, o medo vai passando.

Conforme você aprimora seu desempenho, o professor irá colocar alguns obstáculos, como estacionar em lugares movimentados, dirigir com trânsito intenso, fazer baliza, entre outros. Você pode até mesmo fazer essas aulas com seu próprio carro ou dirigir sozinho com seu professor te seguindo no carro da autoescola. Opte pelo que achar melhor e você conseguirá atingir seus objetivos e sair por aí dirigindo onde quiser.

Entretanto, é preciso encontrar uma autoescola e um instrutor com quem você se sinta bem e à vontade para seguir. Certifique-se de que esses profissionais estão mesmo prontos para lidar com a fobia de dirigir.

 

Lembre-se: praticar é tudo! Quanto mais você treinar, mais rápido passará o medo e tudo ficará automático. Aos poucos, você vai até esquecer que está fazendo os movimentos de direção. Dirigir irá se tornar a coisa mais comum do seu dia a dia, por isso, pratique sempre que puder com a ajuda de um especialista ou alguém que tenha calma e paciência suficiente.

 

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

DICAS- Minha lista de Filmes para você!

November 18, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas