Estudar para concursos ou participar das festas? Saiba o que fazer

24.12.2018

A época de final de ano cria um enorme dilema nos concurseiros, que ficam divididos entre participar das festas e manter o ritmo de estudo. Para essa dúvida, não existe resposta certa, afinal, depende de alguns fatores que variam conforme a agenda de provas e o contexto de cada candidato. A principal recomendação é não se deixar afetar negativamente pelas situações a partir do momento em que a escolha for feita.

 

Quando se dá vazão à angústia da indecisão, há um enorme risco de prejudicar a qualidade do aprendizado e, ao mesmo tempo, criar atritos de relacionamento com parentes e amigos. Em contrapartida, quando a escolha é feita com convicção, as consequências de abrir mão – seja do tempo de estudo, seja de participar das comemorações como gostaria – são minimizadas.

 

Mantendo o foco
Na prática, o que faz diferença não são as comemorações de Natal ou de Ano Novo, mas o que é feito antes e depois. Se o planejamento previu alguns dias com menos dedicação às aulas e aos livros, antecipando os estudos, qualquer sensação de culpa será dissipada. O mesmo pode acontecer se houver um plano de reposição, retomando o ritmo logo em seguida, quando as comemorações passarem.

 

A crença de que qualquer distração se torna motivo de colocar um projeto inteiro de preparação na berlinda é falsa. A direção é sempre mais importante que a velocidade. Dependendo do momento na vida do candidato ou mesmo do ano, a frequência de estudo pode se alterar e essa é uma ótima época para avaliar o nível de comprometimento pessoal com o projeto como um todo.

 

Prova à vista
Caso as provas já estejam marcadas ou próximas, a estratégia precisa se adequar ao calendário. A recomendação é que a diversão ocupe menos tempo na agenda, mas, mesmo assim, não falte. Na reta final de estudos, todos os minutos disponíveis contam como recurso indispensável.

 

Há quem se sinta mais confortável em ficar em um ambiente mais tranquilo e só parar mesmo nas noites de Natal e Ano Novo, com moderação. Quem estiver com os estudos em dia, pode liberar a agenda do dia seguinte, sem prejuízos significativos. Ainda assim, é mais recomendado deixar o descanso para depois da prova.

 

A alimentação e o consumo de álcool também merecem atenção, afinal, a indisposição pode exigir mais tempo para passar e prejudicar os estudos previstos.

 

Alternativas
Se a programação implicar em mais pessoas em casa – consequentemente mais barulho –, melhor buscar um local silencioso, como uma sala de estudo ou uma biblioteca. Na ausência dessas opções, atividades que demandem menos concentração são uma alternativa viável: organizar o material, separando o que estiver desatualizado; montar e resolver simulados – sempre analisando os resultados para direcionar efetivamente as revisões futuras.

 

Confiança
A decisão de estudar ou não deve ser totalmente pessoal, entretanto, boa parte da angústia e da ansiedade do concurseiro nessa fase do ano está relacionada ao que os familiares pensam e falam.

 

Somente o candidato têm a noção completa sobre o que está se passando e, infelizmente, quem está à sua volta é incapaz de compreender por completo essa realidade particular. Em cenários assim, deve prevalecer o diálogo, buscando explicar a importância de trocar qualquer cobrança pela compressão e possibilitar negociações.

 

Quanto maior a autoconfiança, menor será o impacto. Afinal, momentos de relaxamento são tão importantes quanto os períodos de grande empenho. Para aqueles que estão algum tempo com alta dedicação, parar um pouco e se desligar totalmente representa uma ótima válvula de escape capaz de renovar as energias de entusiasmo. Ainda assim, a pausa deve ser planejada e curta.

 

Felizmente, trata-se de uma etapa temporária e, quando o cargo público é conquistado, os contextos entendidos como de sacrifício se perdem na memória. A ponderação sempre é uma aliada dos concurseiros o ano inteiro e, como comumente se compara, estudar para concursos se assemelha à maratona.

 

Fonte:https://www.metropoles.com/colunas-blogs/vaga-garantida/estudar-para-concursos-ou-participar-das-festas-saiba-o-que-fazer

 

 

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

Dicas para quando pegar um Uber.

December 9, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas