Público vai escolher a melhor análise sobre a saúde pública no Brasil

16.08.2018

Votação, pela internet, segue até o próximo dia 19. Vencedor ganhará inscrição e despesas de viagem e hospedagem para conferência nos EUA

 

As dez melhores análises inscritas no primeiro Desafio de Dados da Saúde Pública no Brasil já estão disponíveis para votação. O público vai poder votar e ajudar a eleger a melhor análise, até o próximo dia 19 de agosto. A proposta vencedora será anunciada no dia 21 deste mês, em um evento de premiação.

 

O competidor individual ou a equipe responsável pela análise de dados vencedora ganhará a inscrição e terá as despesas de viagem e hospedagem cobertas para a Tableau Conference 2018. O evento será realizado na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, entre os dias 22 e 25 de outubro de 2018.

 

Os gráficos e tabelas de cada análise estão disponíveis no site. Veja a seguir um resumo de cada uma das dez análises escolhidas para a disputa final do evento organizado pela empresa brasiliense Qubo Tecnologia, especializada em análise de dados.

 

Precisamos falar sobre suicídio (equipe eduardorvd) – Análise sobre os casos de suicídio e lesões autoprovocadas no Brasil, de acordo com o sexo da vítima. Inicialmente é feita uma contextualização da situação do Brasil em relação aos outros países e, em seguida, a situação no país é explorada a fundo. É possível analisar como os casos de suicídio e lesões autoprovocadas se distribuem pelos estados brasileiros, de acordo com o sexo da vítima, métodos utilizados e outras informações relevantes para o assunto.

 

Análise Situacional na Atenção Básica (equipe Bridging Health Data) – A Estratégia Saúde da Família (eSF) é prioritária para expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica (AB). Uma de suas atribuições é realizar ações de atenção e cuidado à saúde da população, destacando-se o cuidado de doenças crônicas prevalentes, tal como a diabetes. Esta análise objetiva retratar o panorama da cobertura da AB e eSF, visando observar se há implicação na mortalidade por diabetes e como esta se apresenta em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

 

Análise de repasse monetário para os órgãos municipais e estaduais (equipe RR Data Analytics) – O painel permite analisar a distribuição dos repasses monetários feitos para os municípios e estados e, também, permite visualizar e filtrar o tipo de repasse e o período. Além de explorar a evolução anual e identificar os programas onde os repasses são destinados.

 

Análise do câncer no Brasil (equipe Shark DataScience) – Análise sobre a situação do câncer no Brasil sob a ótica de cada estado. Utilizando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais especificamente do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), é possível analisar quais os tipos de câncer prevalentes no país, a idade média de diagnóstico e morte e, por fim, o prognóstico para ocorrência de câncer na população brasileira, possibilitando análise distinta entre homens e mulheres.

 

Panorama da Atenção Primária no Brasil (equipe IP) – Toda vez que alguém é atendido pelo SUS, o ponto de partida é uma Unidade Básica de Atendimento, a porta para o Sistema Único de Saúde. Mesmo assim, grande parte da população não tem o acesso adequado a esse nível de cuidado. Essa análise se preocupou em trazer um olhar sobre a Atenção Primária no Brasil. Foram utilizados dados do portal da Sala de Apoio à Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, do Portal da Transparência e do Datasus, todos referentes ao ano de 2017

 

Diabetes no Brasil (equipe HealthBot) – A apresentação é um estudo do cenário da diabetes no Brasil e no mundo utilizando os dados do Datasus, OMS, IBGE e portal do ministério da saúde.

 

Análises de Internações do SUS no Sul do Brasil – Ano 2017 (equipe cleversonoc) – Dados do SUS do portal dados.gov.br referente ao ano de 2017 dos Estados de PR, SC e RS. Visualização no Tableau de análises com as principais doenças e procedimentos, procurando determinar os valores que estão acima da média e identificar tanto municípios quanto hospitais com valores discrepantes e que necessitam ser melhor avaliados em relação a prestação de serviços oferecidos ao SUS.

 

Perfil da assistência ao parto no estado de Minas Gerais (equipe DATA MYT) – Diante dos relatos de dificuldade financeira para manter as maternidades do país e as constantes iniciativas para reduzir as taxas de cesárea, do país, objetivou-se obter o perfil do cuidado durante à assistência à gestação e ao parto.

 

Panorama dos Acidentes de Trabalho (equipe Code Black UFPR) – Com dados públicos da saúde e do IBGE traçamos um panorama dos acidentes de trabalho no Brasil do período de 1988 a 2016. Esperamos que o desenvolvimento destas análises possa ter contribuído para se obter uma maior clareza deste problema diário e que possa contribuir no processo decisório de concentração de esforços com foco na prevenção aos acidentes de trabalho.

 

Análise da situação da vacinação contra o HPV no Brasil (equipe A sociedade dos dados) – Papiloma Humano (HPV) é um vírus transmitido por via sexual com alto potencial de transmissão, alto risco oncogênico e está associado à 99% dos cânceres de colo do útero. No ano de 2014 o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra o HPV para combater o vírus. A partir da expansão da cobertura vacinal no brasil associada à conscientização popular sobre a importância da vacinação é possível que milhares de vidas sejam salvas e milhões em recursos públicos sejam poupados para investimento.

 

Serviço:
Júri Popular do Desafio de Dados da Saúde Pública no Brasil
Site para votaçao: https://desafiodedados.com.br
Período do júri popular: até 19 de agosto
Divulgação do resultado: 21 de agosto

 

Fonte:https://www.metropoles.com/distrito-federal/saude-df/publico-vai-escolher-a-melhor-analise-sobre-a-saude-publica-no-brasil

 

 

 

 

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

Dicas para quando pegar um Uber.

December 9, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas