Emater resgata agricultura urbana de Marabá

21.02.2017

Desde janeiro deste ano, a equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está resgatando a agricultura na zona urbana de Marabá, sudeste do Pará, com um projeto piloto de atendimento direcionado a 15 famílias do bairro Nossa Senhora de Aparecida, mais conhecido como Bairro da Coca-Cola.

 

As famílias, compostas por trabalhadores sem envolvimento anterior com agricultura, já trabalham nos quintais por conta própria há cerca de dois anos com atividades como alface, galinha caipirão e açaí, mas sem noções de preparo de solo, por exemplo, quanto mais de controle contábil ou comercialização sanitária.

 

“São cultivos aleatórios, no que diz respeito a manejo, a tratos culturais. As famílias usam para subsistência. Elas chegam a vender na Feira da Folha 28, mas a rigor nem sabem se têm lucro”, explica o engenheiro agrônomo da Emater Weberson Rodrigues.

 

Os objetivos principais são segurança alimentar e ampliação e profissionalização do modelo produtivo.

 

Por meio de reuniões, as famílias foram divididas em três grupos de interesses: olericultura, avicultura e fruticultura. Essa divisão vai facilitar o trabalho em equipe e o foco das capacitações. O ciclo de cursos deve ser iniciado no próximo mês. Outra etapa é a intermediação pela Emater, ante os bancos, de crédito rural, da linha Amazônia Florescer e B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

Fonte: http://www.emater.pa.gov.br/destaque/1491

 

Postado por Adriana Araújo.

 

 

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

Dicas para quando pegar um Uber.

December 9, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas