Vitória! Governo vetará incentivos ao carvão

15.11.2016

Após mais de 50 mil assinaturas e pressão da sociedade civil, Ministro do Meio Ambiente anuncia na COP22 que o governo não acatará o programa de incentivos ao carvão como fonte de energia.

 

Mais de 50 mil pessoas pressionaram e ONGs se mobilizaram para que o Brasil não desse um passo para trás e aumentasse a emissão de gases poluentes que agravam o aquecimento global. A mobilização valeu a pena.

 

Hoje, o Ministro do Meio Ambiente José Sarney anunciou na 22a Conferência do Clima que o presidente Michel Temer vetará o artigo que criaria um programa de incentivo a usinas termelétricas a carvão mineral – o mais poluente entre os combustíveis fósseis. O próprio ministro participou de reuniões com o presidente para cobrar a decisão. Aprovar o artigo seria uma medida imprudente e incoerente com a posição do Brasil no combate às mudanças climáticas. O país foi um dos primeiros a ratificar o Acordo de Paris.

 

Somos o sexto país que mais emite gases de efeito estufa no mundo. Se apostássemos no carvão como fonte de energia, tornaríamos o cumprimento do acordo inviável. “O Brasil tem plenas condições de explorar apenas fontes limpas e renováveis para gerar energia. E nessa semana, em que representantes do mundo todo estão reunidos na COP22, o Brasil toma uma decisão acertada e barra o retrocesso que seria mais investimentos no carvão”, diz Pedro Telles, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

 

Quando a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram a MP que continha o artigo do incentivo ao carvão, houve uma grande mobilização da sociedade civil para barrar o artigo. O Greenpeace Brasil e ONGs, como a WWF-Brasil, escreveram uma carta ao Senado, organizaram uma petição e chegaram a levar ao Palácio do Planalto as mais de 50 mil assinaturas de apoio ao abaixo-assinado. 

 

Essa mobilização conjunta foi importante para mostrar aos nossos governantes que nós, brasileiros, não queremos ver o carvão como fonte de energia. Queremos que o governo trabalhe para cortar as emissões de gases de efeito estufa e combata o aquecimento global, que tanto nos traz riscos. Algumas soluções para isso já sabemos. Queremos, por exemplo, desmatamento zero em nossa floresta Amazônica e energias renováveis já!

O texto da Medida Provisória vai voltar agora ao Congresso Nacional, onde os parlamentares podem, em teoria, revogar a decisão do presidente. Nós estaremos vigilantes para que nenhum passo para trás seja dado depois dessa importante vitória.

 

Fonte:http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Vitoria-Governo-ira-vetar-incentivos-ao-carvao/

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

Dicas- Meus filmes para você!

December 12, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas