Como formar um bom professor

22.06.2016

Um novo método pedagógico pretende investir na formação profissional e no contínuo aperfeiçoamento das competências dos professores

 

Esqueça uniformes elegantes e classes com poucos alunos. O segredo de notas altas e excelentes alunos é o professor. Um estudo americano mostrou que em um único ano os 10% dos melhores professores transmitem três vezes mais conhecimento aos alunos do que os 10% de professores incompetentes. Outro estudo indicou que se os alunos negros tivessem aulas com um quarto dos melhores professores do país, a diferença de desempenho entre eles e os alunos brancos desapareceria.

 

Mas os esforços para garantir a competência dos professores encontram uma barreira no mito arraigado que os bons professores têm um talento nato, que os capacitou a exercer a profissão sem a preocupação com o contínuo aperfeiçoamento de seus conhecimentos. A política do governo na área de educação, com frequência parte do mesmo pressuposto, e procura elevar o padrão do ensino atraindo recém-formados que se destacaram nos estudos para ingressar na profissão. Ao mesmo tempo, incentiva os maus professores a abandonarem a carreira.

 

A insistência em afirmar que a capacidade de transmitir conhecimento é um talento nato é um erro. Uma nova geração de profissionais responsável pela formação de professores está criando um método de ensino baseado em uma ciência pedagógica rigorosa. O objetivo é transformar professores comuns em ótimos docentes, assim como os treinadores ajudam os atletas de todos os níveis a melhorar seu desempenho. Se esse projeto for bem-sucedido, causará uma mudança radical nas escolas e mudará a perspectiva de vida de muitas crianças e jovens.

 

O ensino é uma profissão que exige um grande número de profissionais. Não basta contratar a elite de recém-formados, ano após ano. Quando os professores incompetentes são demitidos, é preciso contratar novos docentes que, em muitos casos, foram educados no mesmo sistema que causou o fracasso profissional de seus predecessores. É preciso, portanto, investir na formação do corpo docente.

 

Por esse motivo, a ideia de usar um método pedagógico que ajude um professor comum a aperfeiçoar suas aptidões pode revolucionar a profissão. No mundo inteiro, poucos professores recebem uma formação profissional sólida o suficiente antes de iniciar sua prática pedagógica. Nos países mais pobres muitos não recebem nenhum tipo de treinamento.

 

Um relatório recente mostrou que em 31 países mais de um quarto dos professores do ensino elementar não tinham as qualificações mínimas exigidas pelos padrões nacionais. Em países desenvolvidos o problema é mais sutil. A formação profissional dos professores é longa e especializada. Quase sempre envolve discussões sofisticadas sobre a teoria da ecopedagogia ou da conscientização (não pergunte em que). Alguns conceitos aprendidos em cursos de formação de professores, inclusive em cursos de mestrado em educação, não têm efeito na forma como os alunos são ensinados.

 

Os conhecimentos que não são adquiridos nas  universidades e nas faculdades de Educação poucas vezes são assimilados na prática profissional. Nos primeiros anos de contato com alunos em salas de aulas os professores sentem-se estimulados a aperfeiçoar suas aptidões, mas depois com a rotina o incentivo diminui. Essa desmotivação é resultado em grande parte da negligência das escolas em relação aos seus alunos mais importantes: os professores.

 

Nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne 34 países desenvolvidos, dois quintos dos professores não têm oportunidade de aprender assistindo às aulas de outro professor, nem são encorajados a fazer comentários a respeito de seus colegas de trabalho.

 

Fonte:http://opiniaoenoticia.com.br/vida/educacao/como-formar-um-bom-professor/

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

Dicas- Meus filmes para você!

December 12, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas