Você sabe o que é o NASF?

18.02.2016

 
O NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar o número de profissionais às equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Os núcleos reunirão profissionais das mais variadas áreas de saúde, como médicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras), professores de Educação Física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais atuarão em parceria e em conjunto com as equipes do Saúde da Família.


A proposta de criação de núcleos multiprofissionais para dar apoio às equipes mínimas da estratégia de saúde da família, principal ação de atenção básica do Ministério da Saúde, há muito vinha sendo discutida. O desenvolvimento dos estudos em atenção básica e o fomento de novas políticas públicas, como a criação da Política das Práticas Integrativas e Complementares (Portaria GM 971/2006) acabou por proporcionar a criação dos tão aguardados Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.

Em Sousa os profissionais que compoe as 3 equipes são: Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Ginecologista, Pediatra, Educador Físico, Psicológo, estes  têm apoiado as USF como apoio matricial nas ações de atenção à idosos, usuários de álcool e outras drogas, jovens e mulheres vítimas de violência e outros grupos vulneráveis, sempre compartilhando seu saber com os de outros profissionais e da própria população. Entre seus diversos fazeres, várias práticas são utilizadas pela equipe de acordo com as práticas integrativas e complementares contempladas na portaria.

Tal iniciativa do Governo Federal é uma vitória para todos os profissionais da saúde visto que abre um leque de ações que podem ser executadas na atenção primária a saúde, intensificado ações de promoção e prevenção de doenças, bem como, intensificação de ações que permitam efetivar os princípios do SUS, mas para isso faz-se necessário o empenho e dedicação de todos os atores envolvidos, no final a população do município é  agradece.

 

Fonte:http://nasfsousa.blogspot.com.br/2011/05/voce-sabe-o-que-e-o-nasf.html

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

DICA: Vamos lá homens - A PREVENÇÃO SALVA VIDAS!

November 5, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas