Depressão

25.05.2015

 É um estado emocional caracterizado por sentimentos de extrema tristeza e desânimo. Pode ser provocado por algum tipo de perda ou desgraça, mas a sua extensão vai além do razoável. Os médicos geralmente diagnosticam depressão quando uma tristeza significativa tem uma extensão superior a duas semanas, afeta os relacionamentos interpessoais e as atividades e acomete junto com quatro dos seguintes sintomas: alteração do sono, alterações do apetite, falta de interesse pelas atividades quotidianas, diminuição da capacidade de sentir prazer, dificuldade de concentração, fadiga manifesta, desinteresse sexual, perda da autoconfiança, sentimento de culpa, falta de esperança, crises de choro, angústia e impaciência, irritabilidade, enxaqueca ou perturbações digestivas e vontade de morrer e ideias de suicídio.

 

causas

Apesar de existirem acontecimentos que, por eles mesmos, podem desencadear a depressão (a perda de um parente ou amigo, as decepções em casa ou no trabalho, uma doença longa) _ nestes casos fala-se de uma depressão reativa _, também há depressões que não possuem relação alguma com certo fato em particular _ nestas circunstâncias, fala-se de depressão endógena. Podem existir problemas fisiológicos, que incluem a intoxicação por álcool, o tratamento para superar a dependência do álcool ou de entorpecentes, o consumo prolongado de tranquilizantes, de corticosteroides ou medicamentos para tratar a hipertensão. Certas infecções (Aids, tuberculose, sífilis), distúrbios hormonais (doença de Addison ou de Cushing, ou problemas de tireoide) e nutricionais (pelagra, anemia perniciosa) também podem causar depressão. Finalmente, existem características da personalidade ou predisposições familiares, pelas quais algumas pessoas apresentam maior tendência a serem acometidas por depressão.

 

sintomas

Uma depressão moderada apresenta distúrbios no pensamento, problemas de comunicação (as pessoas não conseguem manifestar o motivo do seu abatimento) e algumas disfunções sensoriais. Via de regra, existe uma alteração no ciclo do sono. Quando a depressão é severa, a pessoa se sente isolada, totalmente indiferente ao que acontece no meio ambiente. O sintoma mais grave da depressão é o desejo de morrer.

 

diagnosticos

A partir dos sintomas, do prontuário do paciente e da história familiar, o médico pode fazer o diagnóstico da depressão. Existe um questionário padronizado que permite identificar o grau da doença. Um exame de sangue pode fornecer informação sobre possíveis alterações hormonais ou a existência de outras doenças físicas geradoras da depressão.

 

tratamentos

A depressão é tratada com medicação prescrita por um profissional e, também, com psicoterapia. Existem muitos fármacos que agem sobre os quadros de depressão, tais como os inibidores da IMAO (monoamino-oxidase), os antidepressivos tricíclicos e os inibidores da recaptura da serotonina. Geralmente, os resultados são percebidos depois de algumas semanas.

 

Fonte: http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=69

 

Please reload

Eduarda Araújo
Blogueira
Mais postagens

Dicas para quando pegar um Uber.

December 9, 2019

1/18
Please reload

Informativos
Você_que_está_pensando_em_construir_sua_

Parceiros

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
Todos os direitos reservados - 2013-2018 Rádio e Televisão
  • Unknown Track
  • -
  • Unknown Artist
00:00 / 00:00

Visitas