• Marabá Diário

Julho sem Plástico


Hoje a dica é para conscientização. Essa campanha começou em 2011 no Reino Unido e rapidamente ganhou visibilidade e adeptos mundialmente, inicialmente através da hashtag #plasticfreejuly, mas no Brasil utilizamos #julhosemplastico.


A campanha tem como intuito conscientizar a população e instituições públicas e privadas quanto ao uso do plástico e as consequências dessa prática na saúde da humanidade e do planeta.


O Brasil é o 4 maior produtor de lixo plástico no mundo, produzindo segundo dados do Banco Mundial 11,3 milhões de toneladas e apenas cerca de 1,28% é destinada a reciclagem, a média mundial é de 9%.


Você deve está se questionando qual o seu papel e responsabilidade em tudo isso, não é? É simples, eu e você somos CONSUMIDORES e os dados acima são resultados das nossas escolhas.


Quando somos privados de beber uma água potável, de desfrutar do lazer em uma praia ou atingidos por enchentes... Dentre tantas outras mazelas incluindo a morte de inúmeros animais e a destruição dos seus habitats cabem alguns questionamentos como:


- Qual a minha contribuição para chegarmos a essa situação?


- Como posso ajudar para diminuir ou reverter essa situação?


Não é uma tarefa fácil, mas é possível. Requer disposição, informação e prática. Para iniciar é preciso querer, ter consciência quanto ao que consome e os malefícios gerados por ele. É primordial fazer boas escolhas e ser consistente na mudança de hábitos,lembrando que, para haver a transformação é necessário a ação.


Que tal mergulhar nessa aventura do bem?

Desafio Julho Sem Plástico:


Nível fácil: Evite o consumo de plásticos que são usados apenas uma vez como copos, talheres, garrafas, lenços, alimentos com embalagens(balas, biscoitos...), sacolas, canudos.


Dica: monte um kit lixo zero com garrafa, copo, talher, canudo de inox, ecobag, lenço de pano.


Nível médio: Nesse além de não consumir os itens do nível fácil não utilize produtos que tenham curto tempo de uso com aparelhos descartáveis de depilação, esponjas, escovas de dentes…


Dica: Escova de bambu, bucha vegetal…


Nível difícil: A exigência nesse nível aumenta, você não utilizará os produtos já citados e também não irá consumir produtos de higiene pessoal, de limpeza ou alimentos com embalagens plásticas.


Dica:

1. Descasque não desembale, ou seja, tenha uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas e cereais. Faça as suas compras em feiras livres, zonas cerealistas e não esqueça de levar os seus recipientes e sua ecobag.

2. Opte por Shampoos e condicionadores em barra, sabonetes, sabão em barra. Busque receitas de produtos alternativos os quais possa produzir e armazenar reutilizando embalagens que já tenha em casa.

3. Separe o seu lixo de maneira correta destinando-o a coleta seletiva para reciclagem.


Hoje a informação está mais acessível, participe de comunidades, sigam pessoas que possam lhe auxiliar a tornar-se um agente de transformação.


Dica de Bruna Araújo

0 visualização

CONHEÇA

Armações de diferentes modelos e preços.

Siga nosso Instagram

  • Instagram

Contato: (094) 991560210

" A vida é uma das maiores  escolas em que um individuo pode estudar. Pois, estudamos de forma integral, com aulas teóricas e práticas constantes, com professores rigorosos, e seu termino será somente quando acabar nosso ultimo fôlego de vida, enquanto tivermos  fôlego , somos estudantes ."

Adriana Araújo

Todos os direitos reservados - 2013-2020