• Marabá Diário

EM TEMPOS DE CRISE, TENHA FÉ E NÃO MEDO


Autor: Dr. Dionísio Valente-


Quando tudo parece estar bem em nossas vidas de repente vem uma tempestade (dificuldades, provações, tribulações) que nos fazem sentir medo, incerteza e pânico.


A bíblia sagrada nos traz um relato muito interessante sobre o ministério de Jesus.


Em Marcos 4:40, Jesus após falar ao povo, pede que os discípulos atravessem para o outro lado do Mar da Galiléia.


No entanto, em meio a um calmo mar, quando o barco seguia atravessando, repentinamente sobreveio um grande temporal, que logo ocasionou grandes ondas que arremessavam contra o barco, de modo que estas já estavam para tomar a embarcação e conseqüentemente levá-la à pique.


Neste momento de tormenta e grande pânico, seus discípulos o acordam para que viesse intervir, e, é ai que o mestre acalma a tempestade, mas, também repreende seus discípulos lhes questionando: - Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?

Com isto, Jesus nos ensina uma grande lição. Tenha fé e não medo.

Mas, porquê ter fé e não medo?


Primeiro, por causa da promessa de Jesus. Jesus já havia falado aos seus discípulos: Passemos para a outra margem. A tempestade não surpreendeu Jesus, nem pode frustrar a sua ordem. O destino dos discípulos não era o fundo do mar, mas a outra margem.


Quando Jesus promete, Ele cumpre. Quando ele dá uma ordem, nada e ninguém podem impedir que sua vontade seja feita.


Segundo, por causa da presença de Jesus. Jesus estava no barco, o filho de Deus, o próprio Deus, aquele que é o criador de todas as coisas, o sustentáculo do universo, aquele que é o detentor de todo o poder e controlador de todas as leis da natureza. Assim, o temor dos discípulos era infundado, pois não havia motivos para isto, afinal, eles estavam com Jesus em seu barco.


Jesus nos fez uma promessa, assim como fez aos discípulos: “Eis que estou com vocês até a consumação dos séculos”. E por este motivo temos que ter fé e não medo.


Nos mares da vida, sempre iremos encontrar tempestades, ondas impelidas, dificuldades de toda sorte, mas não devemos temer, mas ter fé e não medo.

Jesus não nos prometeu uma vida sem problemas, sem lutas, mas nos assegura vitória, não nos prometeu caminhada fácil, mas companhia permanente.


Terceiro, por causa da paz de Jesus. Jesus estava dormindo na polpa do barco na hora da tempestade mas convulsiva. Jesus dormia não porque desconhecia o perigo, mas porque confiava na providencia e no cuidado do Pai.

Nosso coração de enche de medo na hora da tempestade porque se esvazia de fé. Ficamos alarmados porque duvidamos que Deus está no controle quando a tempestade chega.

Precisamos aprender a descansar na tempestade, sabendo que ainda que a situação esteja fora do nosso controle, está rigorosamente debaixo do controle de Jesus.


Quarto, por causa do poder de Jesus. O vento e o mar que nos ameaçam, estão também debaixo do poder de Jesus.

Jesus tem todo o poder sobre as leis da natureza, sobre os demônios e enfermidades e sobre a própria morte. Este é o contexto imediato onde está inserido este texto. Mateus nos diz que Jesus tem todo poder e autoridade nos céus e na terra. Não precisamos temer, porque o todo poderoso Deus está conosco, Ele é o nosso refúgio e fortaleza na hora da angústia.


Fé e não medo tem que ser a bandeira da nossa vida, se olharmos para as circunstâncias ao nosso redor, seremos dominados pelo medo, mas se olharmos firmemente para Jesus, teremos fé para triunfarmos sobre a tempestade.

Se formos dominados pelo medo, naufragaremos, mas se prosseguirmos com fé com os olhos fitos em Jesus, nós triunfaremos.



9 visualizações

CONHEÇA

Armações de diferentes modelos e preços.

Siga nosso Instagram

  • Instagram

Contato: (094) 991560210

" A vida é uma das maiores  escolas em que um individuo pode estudar. Pois, estudamos de forma integral, com aulas teóricas e práticas constantes, com professores rigorosos, e seu termino será somente quando acabar nosso ultimo fôlego de vida, enquanto tivermos  fôlego , somos estudantes ."

Adriana Araújo

Todos os direitos reservados - 2013-2020