• Marabá Diário

É TEMPO DE PERDOAR

Autor: Dr. Dionisio Valente -

Vivemos em um tempo onde os corações humanos estão cada vez mais endurecidos, e fechados para amar, e, consequentemente mais suscetíveis a se ferirem por qualquer coisa, quer seja uma palavra mal colocada, quer seja uma atitude impensada, gerando assim sentimentos de amargura, raiva, rancor, aversão ao próximo, dificultando uma possível reconciliação, que só virá através de uma manifestação que se chama “Pedido de perdão”, e uma decisão chamada “Perdoar”.


Certa feita, em Mateus 18:21-35, Pedro pergunta à Jesus quantas vezes devemos perdoar, e a resposta do mestre é surpreendente, setenta vezes sete.

Para tanto, é mister entendermos o que é o perdão:

Perdão (Dicionário)


substantivo masculino

1. 1.

remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto.

2. 2.

ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era de seu dever ou obrigação por quem competia exigi-lo.


Psicológico

Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.


Religioso

No âmbito religioso, o conceito de perdão está relacionado com o chamado "processo de purificação espiritual", ideia que está presente em quase todas as doutrinas religiosas, e que consiste na eliminação de sentimentos nocivos ao homem, como a raiva, a magoa ou o desejo de vingança.


Todo aquele que é nascido de novo da água e do espírito, que reconhece Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, deve andar como ele andou e praticar seus ensinamentos, bem como praticar o perdão, pois o mestre na hora de sua morte na cruz, olha para seus carrascos e todo aquele público que se divertiam através de seu martírio, e diz: “Pai, perdoa-vos, pois eles não sabem o que fazem”.

Devemos ter o equilíbrio emocional, psicológico e espiritual, que se chama o “Tripé da vida cristã”.

A prática do perdão nos leva a cura interior, que muitas vezes estamos enfermos por dentro, em nossa alma, e isto, poderá desencadear sérios problemas de saúde no físico.


“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”.

Colossenses 3:12,13


É tempo de nos voltarmos para este ato maravilhoso de cura, de leveza, que nos possibilita termos comunhão com Deus e com o próximo. É tempo de deixarmos de lado o orgulho, os ressentimentos e toda raiva, e decidirmos gerar perdão aos nossos ofensores, mas sobretudo, pedirmos perdão aqueles que ofendemos. Pois assim, iremos agradar o coração daquele que nos perdoou primeiro, o nosso Deus.

Temos que estar dispostos a perdoar, pois o perdão de Cristo à nós tem que ser sempre o motivo de nosso perdão aos outros.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONHEÇA

Armações de diferentes modelos e preços.

Siga nosso Instagram

  • Instagram

Contato: (094) 991560210

" A vida é uma das maiores  escolas em que um individuo pode estudar. Pois, estudamos de forma integral, com aulas teóricas e práticas constantes, com professores rigorosos, e seu termino será somente quando acabar nosso ultimo fôlego de vida, enquanto tivermos  fôlego , somos estudantes ."

Adriana Araújo

Todos os direitos reservados - 2013-2020